E aí galera, estamos de volta e assunto dessa vez é SURF. Então... Aloha!!
![]() |
| Filipe Toledo |
Alguns deles agora já são bem conhecidos do público em geral, como os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza (Mineirinho), porém ainda há outros muito promissores como Ítalo Ferreira, Jadson André e Caio Ibeli, mas nenhum deles me chama mais a atenção quanto Filipe Toledo (Filipinho). Não é a toa que apostei com os amigos que ele ia ser o campeão mundial de 2016.
![]() |
| Filipinho em um aéreo, sua especialidade |
Filipinho tem 20 anos atualmente, e aos 17 entrou para a principal divisão do Surf mundial (chamada WSL - World Surf Legue), depois de ter se destacado nas categorias juvenis e nas de acesso. Nos dois primeiros anos de WSL teve resultados modestos, estava se adaptando, mas ano passado 2015, venceu 3 das 11 etapas (foi o atleta que mais venceu etapas), disputou o título até a última etapa, e de quebra levou o apelido de rei da nota 10, só não levou o título porque não teve regularidade durante o campeonato. Ele é um surfista de estilo bem moderno e agressivo, e se dá muito bem em ondas de pequeno e médio porte, que privilegiam manobras de "rasgadas", giros e aéreos (sua especialidade por sinal). Entretanto ainda precisa melhorar um pouco seu estilo nas etapas de ondas mais clássicas, de tubos e de maior porte.
![]() |
| Filipinho saindo do mar amparado pelo pai Ricardo Toledo |
A temporada de Surf de 2016 já começou e ele foi o melhor brasileiro na primeira etapa em Gold Coast na Austrália, onde chegou nas semifinais. Ano passado ele já tinha sido campeão nessa mesma etapa. Maaaaasss... o fantasma que assombra todos atletas profissionais o "pegou", a contusão. Quando estava disputando a semifinal, depois de pegar uma boa onda encaixou um bom aéreo, porém na aterrissagem sentiu uma forte dor na virilha esquerda. Terminou a bateria no esforço, perdeu, pois não conseguiu surfar mais nenhuma boa onda, e teve que sair do mar amparado pelo pai e por funcionários do evento. Exames posteriores apontaram que ele sofreu uma lesão na cartilagem da cabeça do fêmur e ainda um pequeno trauma muscular na mesma região.
Atletas sofrem lesões, isso é comum, porém essa não poderia ser pior para Filipe. Oras, mas porque? Não é uma lesão tão grave assim? Realmente não é uma lesão tão grave, o problema é o 'quando' essa lesão aconteceu. É o seguinte as três primeiras etapas do circuito são todas na Austrália, Gold Coast (onde ele machucou), Bells Beach e Margaret River, e a lacuna de realização entre elas é de pouquíssimo tempo. Isso é feito para que os atletas e as equipes organizadoras possam economizar com gastos (viagens, hospedagens, alimentação...), com isso Filipe não conseguirá se recuperar a tempo de participar das 2 próximas etapas, e ficará com pontos zerados nelas, enquanto seus principais rivais continuaram somando pontos. Além disso quando ele retornar, provavelmente para a etapa do Rio de Janeiro, terá que lidar com insegurança psicológica da volta de lesão e ainda a pressão de defender o título em casa (Filipe foi campeão no Rio ano passado).
Começar a temporada assim não inspira muita confiança para se disputar o título, porém Filipinho tem talento, estrela e força de vontade para reverter essa situação. Mas vai ter que correr muito atrás de seus rivais, principalmente de Gabriel Medina, Mineirinho e do australiano Mick Fanning. Mas repito ainda dá, e eu ainda continuo com minha aposta nele.
Se num der então que seja Medina ou Mineirinho que também ficarei muito contente.
Pra finalizar gostaria de dizer que acompanho Surf desde outros tempos e outros surfistas, como os irmãos Teco e Neco Padaratz, mas só agora eu vejo respeito por esses atletas, que continue assim! É um esporte muito interessante e fica a dica pra quem quer sair do "esqueminha - futebol/volei/basquete".
Abaixo estou deixando um vídeo do Filipinho surfando uma onda e tirando nota 10, confiram!
E já sabem, comentem, compartilhem, divulguem e seguiam o blog. Saber que vocês estão gostando é o melhor pra mim!! Obrigado e tchaaauuu!!!



Irmão, esse ano dá pro felipinho não!!! Fanning como todo ano é regular na Austrália, e abrirá grande vantagem, os brasileiros buscam nas próximas etapas. Mas para buscar tem que tb ser regular na Austrália. Mas creio que esse ano da Brasil de novo...
ResponderExcluir