E aí pessoal, como diria a canção "o tempo não para..." e assim estamos a apenas 100 dias de começar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Então vamos nos programar.
![]() |
| Símbolos Olímpico e Paralímpico |
Nosso país será palco do maior evento esportivo do mundo, e o início oficial será dia 5 de agosto com a cerimônia de abertura no estádio do Maracanã ( na verdade os jogos de futebol começam dois dias antes por ser uma competição mais extensa), e termina com a cerimônia de encerramento no dia 21 de agosto. Ah as olimpíadas!! Aquela que provavelmente é a maior e mais antiga manifestação social da história do mundo, talvez só não seja maior que as guerras, mas essas preferimos deixar quietas.
Serão 28 esportes em disputa, cerca de 12.500 atletas, 206 nações, e uma estimativa de mais de 4,5 bilhões de expectadores, em todas as mídias. Números grandiosos que mostram a grandiosidade dos jogos. E hoje (27/04) na Grécia, na cerimônia de passagem do fogo olímpico, o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, recebeu a tocha dos gregos, marcando simbolicamente que faltam exatamente 100 dias para o início do evento.
Óbvio que contradições e controvérsias existem sobre a capacidade do Brasil sediar os jogos, são tantas, dificuldades financeiras, atraso nas obras, corrupção política nos bastidores, falta de segurança pública, a poluição da Baia de Guanabara (palco de alguns esportes), e até mesmo o medo de outros países da contaminação por Zika vírus. Como eu disse tantas coisas, não é? Mas uma coisa é fato... as olimpíadas serão aqui e isso não irá mudar mais. Que ficará um legado de infra-estrutura urbana? Acho difícil, visto que muitas das obras e planos iniciais, já foram mudados, substituídos ou sequer serão realizados (já vimos essa história na Copa não é!). Que ficará um legado esportivo? Bom, aí já não posso afirmar nada, mas vamos esperar a euforia dos jogos passarem e o futuro nos mostrar a concreta realidade.
Então já sei, diante a todas essas coisas erradas, vamos "sapatear" em cima das olimpíadas e vamos passar o nosso tempo criticando e falando mal de tudo que envolver o assunto!! Ora amigos, não é bem assim. Atletas e técnicos (e suas famílias e amigos), fãs e amantes do esporte, não podem ser simplesmente achincalhados e massacrados por erros de outros. Os jogos olímpicos são o ápice da carreira de um atleta (desde que seu esporte seja olímpico é claro), eles se preparam por todo sua vida esportivo para atingir esse objetivo, não podemos menosprezar ou reduzir essa honra e glória que eles sacrificadamente conquistaram.
E à nós expectadores cabe ser patriota também na torcida por nossos atletas, que com muito custo, muita cobrança e pouco reconhecimento tentam manter viva o espírito olímpico em nosso povo. Claro, que isso não impede que possamos usufruir do privilégio de acompanhar (e também torcer, por que não?) os astros do esporte mundial, Bolt, Phelps, Federer, o Dream Team, e tantos e mais tantos outros, que se eu começar a falar aqui só paro amanhã. Três emissoras abertas de TV irão cobrir o evento, além das emissoras pagas, e claro cobertura em massa da Internet, informação não vai faltar. É claro que aqui no blog Pensar Esportivo você terá sempre as novidades e informações mais interessantes todos os dias de jogos.
![]() |
| Vinícius e Tom, mascotes oficiais dos jogos Olímpicos e Paralímpicos (Homenagem aos músicos Vinicius de Morais e Tom Jobim) |
Bom é isso aí pessoal uma postagem que começa a nos fazer sentir o gostinho das olimpíadas já por aí. Quando os jogos estiverem rolando não deixem de sempre passar por aqui para conferir nossas postagens. E ajudem o blog a ficar melhor ainda pra vocês, basta curtirem a nossa página no facebook, e comentar, compartilhar e divulgar.
Obrigado, valeu e tchaauu!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário