Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2016

A conquista das Raposas, o Leicester é campeão!!

E ai pessoal tudo bem? Eu sei que para os jogadores e para a torcida do Leicester está tudo uma maravilha. To aqui depois de algum tempo pra contar uma história simplesmente fantástica de "Davi versus Golias", aliás vários Golias, a história do Leicester (ou como os chamam as 'Raposas'), o novo campeão da Premier League, uma das mais tradicionais e a mais rica liga do futebol mundial na atualidade. Então vamos para a história dessa zebra histórica!

Leicester campeão inglês 2015-2016

Quantas vezes você já não ouviu a frase: "O que manda no futebol hoje em dia é o dinheiro". Ou ainda "são sempre os mesmos, na hora H a camisa pesa". São frases que formam uma filosofia do poder no mundo do futebol, e muitos outros esportes seguem essas mesmas ideologias. Não posso dizer que concordo inteiramente, mas muito dos ideais e esportivos se perderam ao longo do tempo, e claro que não podemos negar que com o dinheiro, poder e influência no meio esportivo, tudo fica relativamente mais fácil (a construção de uma boa estrutura e ter os melhores profissionais ao seu lado).
Diante desse cenário poderíamos concluir que o futebol simplesmente perdeu totalmente sua graça e emoção, se tornou previsível e repetitivo. Mas existe um fator que causa uma bagunça na coisa toda. Existem uma "pecinha nessa máquina", que é a engrenagem central de tudo, uma peça chamada: Ser humano. É por causa disso que tudo pode mudar a qualquer momento, e é por causa disso que ainda somos apaixonados por esse tal de esporte, o futebol.

Escudo da equipe do Leicester (as Raposas)
E foi numa dessas surpresas fantásticas que o futebol proporciona que acompanhamos nessa segunda-feira (03/05) a concretização de uma zebra inimaginável, o Leicester faturar a tão badalada, respeitada e disputada Premier League da Inglaterra. Uma equipe de uma cidadezinha do interior da Inglaterra, com menos de 300 mil habitantes, e que o ano passado estava lutando para não ser rebaixado nessa mesma liga, uma equipe que nunca havia chegado sequer ameaçado ser campeão em outros anos. Com um treinador que estava praticamente aposentado, o italiano Claudio Ranieri, e que tinha sido ridicularizado no mundo do futebol, quando era o treinador da seleção da Grécia em 2014, nas eliminatórias da Eurocopa 2016, e foi derrotado por 1 a 0 pela inexpressiva seleção das Ilhas Faróe. Com um grupo de jogadores, sem astros milionários e badalados, que tinham como principal arma a coletividade e o jogo em equipe, liderados pelo inglês Jamie Vardy, craque do time, e pelo argelino Riyad Mahrez.


Um grande amigo, Uelton Martins, treinador de futebol, me chamou a atenção para o estilo de jogo da equipe. Eles tem uma formação compacta, na marcação todos estão próximos e com isso a cobertura fica mais fácil, já que eles jogam predominantemente na defensiva. Acontece que o sistema táctico é muito bem executado (méritos á Ranieri), e assim quando há um desarme ou uma reposição de bola a outra equipe ainda não conseguiu se recompor, no meio campo o volante francês Kanté tem uma boa saída de bola, Vardy e Mahrez buscam a bola quando necessário, mas mesmo assim conseguem acelerar muito o jogo nos contra-ataques. No ataque a equipe é muito eficiente, com ótimas assistências eles conseguem desarmar completamente as equipes adversárias nos contra-ataques fulminantes, só observar que Mahrez é o segundo jogador com mais assistências na liga (11), e na hora da finalização os artilheiros não desperdiçam as chances, Vardy tem 22 gols e Mahrez tem 17, juntos são 39 gols, mais que algumas equipes inteiras fizeram na liga. O time não fica muito com a posse de bola, e erram bastante passes na intermediária e meio campo, pois suas jogadas compridas, com lançamentos e jogadas em profundidade nem sempre são conectadas até o fim, porém quando acertam, são fulminante, e isso faz toda a diferença.

Um time sem expressão, com jogadores relativamente desconhecidos e um treinador renegado, passar por cima de gigantes europeus como Manchester United, Arsenal, Chelsea, Manchester City e Liverpool, para vencer uma das maiores ligas mundiais de futebol, é um feito histórico, um marco que provavelmente iremos passar muitos anos sem ver igual ou parecido. Como eu disse acima, é a história de "um Davi contra vários Golias".

Bom pessoal é essa foi um pouquinho do que eu queria compartilhar com vocês sobre esse inacreditável Leicester. E são essas histórias que fazem o esporte tão apaixonante. Eu fico por aqui, não deixem de curtir nossa página no Facebook (ali a direita no menu lateral), curtam, comentem, compartilhem e divulguem.
Obrigado, valeu e tchaauu!!

2 comentários:

  1. Boaaaaaaaaaaa.... Um time muito organizado e com as armas certas... Com certeza presenciamos a história, um time sem expressão nenhuma ser campeão da premier liga, com tantos gigantes num campeonato de pontos corridos com certeza é quase que um conto de fadas que tornou-se realidade.... Coisas do Futebol!!! Valeu pela Lembrança meu brother!!!!

    ResponderExcluir
  2. concordamos plenamente Uelton, e obrigado pela contribuição

    ResponderExcluir